“ Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.”
Mateus 23.25-28
Irmãos e irmãs, hoje bateremos um papo sobre esta passagem que encerra um grande ensinamento para todos nós que procuramos com verdade nos tornarmos melhores do que somos hoje, mas que para isso precisamos antes de qualquer coisa reconhecer o que somos: Espíritos imperfeitos buscando nossa elevação espiritual através de nossa melhora como espíritos encarnados.
Muitos de nós que frequentamos templos religiosos concordamos com esta passagem e que ela nos ensina que não adianta apenas apresentarmos uma aparência agradável aos olhos da sociedade. Temos que realmente ser pessoas melhores não apenas na aparência mas internamente. E afirmo que temos que ser, frisando bem esta parte porque senão, cairemos no erro da hipocrisia.
A definição de hipocrisia é: Ação ou efeito de fingir, inventar ou dissimular. Característica daquilo que não é honesto. Vício que consiste em aparentar uma virtude ou um sentimento inexistente.
Portanto meus irmãos, o que nós estamos fazendo? Estamos realmente aprendendo ao irmos as casas que frequentamos e ouvir as palestras? Estamos realmente apreendendo o que está sendo passado nos estudos? E principalmente, estamos realmente tentando colocar em prática tudo o que é ensinado?
Ou será que ainda estamos usando aquela velha desculpa? "Ah, mas eu ainda não sou perfeito por isso eu ainda erro muito." Ou então depois que aprendemos que estamos em mundo de provas e expiações: "Ah, mas estamos em mundo de provas e expiações né? Então é natural eu ainda ter tantos defeitos não é mesmo?"
Eu afirmo com muita segurança que as pessoas que se utilizam destes argumentos apenas se iludem de que realmente isto se justifica, pois, em momento ou lugar algum Jesus nos cobrou infalibilidade, ele nos exortou a sermos perfeitos como Deus o é e se ele fez esta exortação é porque podemos sê-lo. Apenas temos que parar de nos acharmos coitadinhos e que somo vitimas de tudo e de todos. A hipocrisia como já foi visto na definição anterior é quando aparentamos uma virtude que não possuímos, mas não temos que fingir sermos o que não somos apenas porque seguimos esta ou aquela denominação religiosa. Temos que pôr em prática tudo o que aprendemos para aos poucos conseguirmos realizar nossa reforma intima. E não se preocupe com algumas pessoas que você encontrar pelo caminho que te cobrar perfeição constante ou infalibilidade. Tenha consciência de que está fazendo o seu melhor na tentativa de se elevar como espirito imortal que somos. E se por um acaso você tropeçar em algum momento, pare um instante apenas para respirar fundo, rogar forças a Deus e Jesus para que não tropece no mesmo erro novamente e siga em frente fazendo todo o possível para corrigir sua passada errada e desta forma você não estará de maneira alguma sendo hipócrita, pois estará demonstrando que reconheceu seu erro e está trabalhando para corrigi-lo e não o está disfarçando com a desculpa de que ainda é imperfeito.
E como nos ensinou Kardec: " Reconhece-se o verdadeiro espirita pela sua transformação moral e pelo esforço que faz para domar sua más tendências."
Que a paz de Jesus possa nos envolver e a misericórdia de Deus recaia sobre todos nós hoje e sempre.
Graças a Deus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário