
Irmãos, estamos no mês do natal e nesta data costumamos ficar um pouco mais tolerantes com as pessoas, com seus erros e defeitos tudo por conta do dia 25 de dezembro. Mas será que já paramos para nos perguntar o que significa realmente o natal além da já tradicional troca de presentes que ocorre nesta data?
Devemos levar em consideração antes de mais nada que esta data é para celebrar o nascimento de Jesus Cristo mas diversos historiadores já confirmaram que nada confirma o nascimento do Messias nesta data e nem mesmo na bíblia há qualquer informação sobre a data de 25 de dezembro como sendo a do nascimento do Cristo. Existiram vários tipos de calendários. Os primeiros que se tem noticias são os calendários romanos que passaram a ser usados desde a fundação de Roma até a queda do Império Romano. Após o calendário romano foi utilizado o calendário juliano que foi utilizado até o ano de 1582 quando foi substituído pelo calendário gregoriano. Para complicar mais ainda, no calendário romano haviam anos de 355, 377 e até de 378 dias em um ciclo de 24 anos.
A comemoração do natal em 25 de dezembro foi adotada pela igreja católica para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do Deus sol invencível", que comemorava o solstício de inverno para cristianizar as festividades pagãs romanas. Portanto, já ficou bem claro que não é possível afirmar ser esta a real data de nascimento de Jesus até mesmo por historiadores e estudiosos da bíblia inclusive por informações sobre a condição climática da referida época que era de frio intenso. Mas tudo bem, tomemos a data de 25 de dezembro como sendo o nascimento do nosso Irmão Maior Jesus.
Ao longo dos anos foi-se perdendo a conotação religiosa e passamos a festejar apenas o feriado que nos indica que falta apenas uma semana para terminar o ano. E junto a isso, temos, troca de presentes, de cartões, amigos ocultos, comidas e bebidas diversas. Encontramos em muitas das vezes parentes e amigos que não vemos a muito tempo e matamos a saudade com conversas intermináveis. Não nos lembramos de ninguém que esteja atravessando alguma dificuldade. Não lembramos de ninguém que esteja com alguma doença grave nem que naquele momento existem várias pessoas que não tem como fazer uma ceia natalina.
A essa altura o irmão ou irmã deve estar se perguntando:"Mas o que ele quer que eu faça? Não posso me responsabilizar pelas misérias do mundo". E você estará certo. Não estou pregando para deixarmos de comemorar com nossos entes queridos. Apenas penso que poderíamos parar por alguns minutos e de coração elevar nossos pensamentos a Deus e rogar pela sua infinita misericórdia e amor para que envolva a todos esses irmãos que nada tem com seu amor e carinho. Que Deus possa lhes encher o coração de esperança e fazê-los sentir que não estão abandonados nem esquecidos por nós.
Não é nada difícil fazermos isto já que recebemos tanto de Deus e no fim acabamos dando tão pouco para os nossos irmãos não é mesmo? Compramos coisas que não precisamos, consumimos produtos apenas para demonstrar status ou para ficar na moda. Mesmo que façamos nossa doação mensal no centro de cesta básica ou através do pagamento de mensalidade ainda assim fazemos pouco. Jesus irmãos, nos deu tanto. Ele nos deu a certeza da vida após a vida. Sabermos que quando terminar nossa jornada terrena iremos continuar pela eternidade evoluindo. Que ninguém será condenado a fogo eterno. Mesmo sabendo que a felicidade não é deste mundo poderemos nos considerar muito felizes por termos esta encarnação pela graça de Deus. Assim, que possamos meditar um pouco no verdadeiro sentido do natal para cada um de nós. Não vamos deixar de comemorar esta data com a troca de presentes e cartões mas que o façamos elevando nossos pensamentos a Deus rogando por todos aqueles que não podem estar ali conosco. Afinal, Jesus é nosso irmão maior e todos nós somos filhos de Deus. Não podemos deixar de nos lembrar daqueles que nada tem.
Façamos um balanço de nossas atitudes, pensamentos e sentimentos e que assim possamos honrar e comemorar realmente o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em nossos corações. Que Jesus possa nos envolver com sua luz de amor e sabedoria e nos toque profundamente em nossos corações para que possamos ter de verdade um feliz natal.
Desejo à todos um feliz natal cheio de amor, alegrias e felicidade junto aos seus. Que Deus abençoe a todos nós hoje e sempre.
Graças à Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário